Aparelho odontológico: preço das fases do tratamento
Quanto custa um aparelho odontológico?
Aparelho odontológico: preço e outras dúvidas
Sem dúvida, existem muitas empresas que oferecem preços acessíveis de aparelhos de dente para todos os tipos de bolsos. Porém, é preciso pesquisar e estar por dentro dos valores do aparelho de dente. Sabia que existem diferentes preços durante as fases do tratamento? Continue lendo para saber mais!
Existem algumas etapas para colocar o aparelho nos dentes e melhorar o sorriso. Por ser um tratamento específico, ele precisa ser realizado com um profissional especializado na área de ortodontia. As fases do tratamento são:
- Consulta de avaliação.
- Documentação ortodôntica.
- Colocação do aparelho de dente.
- Manutenções mensais.
- Aparelhos móveis auxiliares.
- Aparelho de contenção.
Consulta de avaliação
A consulta inicial costuma ser cobrada pelos consultórios e, portanto, o valor irá variar de profissional para profissional.
Em alguns casos, não é cobrado a consulta de avaliação — principalmente se você estiver usando o seu plano odontológico.
Esse tipo de consulta é realizado para avaliar qual o melhor tratamento para o paciente, além de informar o valor do tratamento.
Documentação ortodôntica
É difícil dizer ao certo quanto você irá gastar com a documentação ortodôntica, já que cada consultório costuma cobrar um valor.
Em alguns casos, a documentação é feita fora dos consultórios — passando a ser feita em laboratórios indicados pelos dentistas ou pelos próprios pacientes.
Aparelhos móveis auxiliares
Em alguns casos, é necessário utilizar aparelhos móveis complementares que servem para realizar algumas correções bucais, como abrir a arcada para colocação do aparelho, por exemplo.
Os preços desses tipos de aparelhos auxiliares são variáveis e, então, não é possível dizer ao certo quanto irá gastar. Lembrando que não são todos os casos que necessitam desse tipo de aparelho.
Colocação do aparelho de dente
Como já dissemos, é difícil dizer o preço para colocar aparelho nos dentes. Isso porque cada paciente precisa de um tipo específico de aparelho, tempo determinado de uso, entre outros fatores.
Existem aparelhos ortodônticos convencionais, minis, estéticos e autoligados. Portanto, o valor irá variar muito entre cada tipo de aparelho.
Manutenções mensais
No mínimo, todo mês é necessário ir até o consultório do dentista para realizar as manutenções no aparelho odontológico.
Essa fase do tratamento também cobra um valor fixo que dependerá do consultório e do tipo de aparelho.
Aparelho de contenção
Depois de terminar o tratamento com o aparelho fixo, você precisará usar o aparelho de contenção — que serve para determinar o posicionamento dos dentes da melhor forma possível.
Cada aparelho de contenção possui um valor que irá variar de acordo com o consultório, tempo de uso e outros fatores.
Como economizar no aparelho odontológico?
Com você leu, é um pouco complicado definirmos um valor exato de quanto irá gasta ao colocar aparelho nos dentes.
Porém, se você busca economizar, então nossa dica é que você escolha um plano odontológico para diminuir os gastos.
Portanto, faça uma simulação e pesquise o melhor plano odontológico que corresponda as suas expectativas.
Se você está procurando preço de aparelho odontológico, então nossa sugestão é escolher um bom plano dental, clicando aqui!