Arrancar o dente do siso: tudo que você precisa saber

arrancar-o-siso

Arrancar dente siso

Veja todas as informações necessárias sobre extração de siso.

Arrancar dente siso: todo mundo precisa extrair?

Não é todo mundo que recebe os dentes do siso entre seus 16 e 21 anos. Porém, quando eles aparecem podem se tornar uma grande dor de cabeça. O nome “siso” vem do latim “juízo” — por nascer na passagem da adolescência com a vida adulta. Mas será que é preciso arrancar dente siso?

A resposta é: depende. Não são todos os casos que os dentistas recomendam arrancar os dentes do siso. Mas existem alguns casos que solicitam a extração. São eles.

• Quando não é possível fazer a higienização correta dos sisos, já que as escovas não conseguem alcançar eles corretamente,
  • Quando os sisos passam a empurrar os dentes vizinhos — gerando riscos de traumas e desalinhamento dos dentes.
  • Quando acontece alteração na mordida ou na fala,
  • Quando não há espaço para os dentes inclusos nascerem.
  • Quando os sisos causam infecção, cárie ou outro problema dentário.
  • Quando o siso entra em contato com a raiz dos segundos molares, causando dor e podendo gerar um possível tratamento de canal.
  • Quando os sisos causam infecção, cárie ou outro problema dentário.

Todo mundo pode arrancar o dente do siso?

No geral, todo mundo pode arrancar dente do siso — seja por um dos motivos citamos acima ou apenas pelo fato de “se livrar” desses dentes “intrusos”.

Porém, em algumas situações é preciso adiar a cirurgia por conta de inflamações no local, por exemplo.

Nesses casos, o indicado é tratar o dente inflamado e depois fazer a cirurgia para extrair o siso — evitando maiores complicações no futuro.

Portanto, procure um dentista para fazer a primeira avaliação dos dentes do siso para indicar o melhor tratamento.

Como é a extração dos sisos?

Por ser um tratamento específico, muitas pessoas têm curiosidade sobre como é o procedimento para arrancar os dentes do siso.

Afinal, esse procedimento é uma cirurgia que merece muito cuidado e atenção antes e depois a realização. Vamos falar os passos, abaixo!

Primeiros passos

A cirurgia de extração do siso é indicada entre os 16 e 18 anos, mas pode ser feita depois desse período.

Esse período só é recomendado porque a formação das raízes ainda não está completa e, portanto, se torna mais simples.

Cirurgia

No dia da cirurgia, o dentista aplica uma anestesia no local onde serão extraídos os sisos — em alguns consultórios também é aplicado um sedativo para diminuir a ansiedade do paciente.

Em seguida, quando o efeito da anestesia fazer efeito, é feita a incisão na pele da gengiva para extrair o dente do siso.

Após extrair o dente, o dentista cirurgião remove os pedaços de dente e restos de ossos que possam estar dentro da cavidade.

Em alguns casos, quando o dente do siso está muito inclinado ou com algum dente muito encostado nele, então é necessário quebrar o siso e retirar por partes.

Recuperação pós-cirurgia

Depois de extrair os dentes do siso é preciso tomar alguns cuidados, como ingerir alimentos líquidos, tomar a medicação indicada pelo dentista, cuidados ao escovar os dentes, fazer compressas, não ingerir álcool e retirar os pontos da cirurgia quando o dentista recomendar.

Enfim, essas são algumas curiosidades sobre arrancar dente siso. Está procurando um plano odontológico para extrair os sisos? Então clique aqui para saber os planos odontológicos ideias para você.