Tratamentos Dentários: Como cuidar dos meus dentes da melhor forma

tratamentos-dentarios

Tratamentos dentários: Quais são as opções?

Como ter o tratamento dental que você precisa para manter os seus dentes perfeitos, aqui você terá dicas e informações sobre todos eles


Tipos de tratamentos dentários 

Existem vários tipos de tratamentos dentais que estão dispostos a nos ajudar a ter um sorriso perfeito, e você sabe quais são eles? Para cada categoria de problema dentária existe um tipo de tratamento específico para manter nossa saúde bucal impecável

 

Clareamento dental

 O clareamento dental um dos tratamentos mais conhecidos e tradicionais, ele tem um objetivo de eliminar aqueles aspectos amarelados dos dentes. 

A função dele é branquear os dentes deixando ele esteticamente mais brancos, de acordo com o tom do dente do paciente. Esse tratamento deve ser feito por um bom profissional.

Ele poderá executá-lo no consultório ou ainda orientará o paciente para que ele consiga realizar o tratamento em casa, mesmo o tratamento sendo realizado em casa é necessário contar com a orientação do dentista. 

O tratamento feito em casa é feito com uma aplicação de um gel nos dentes com o auxílio de uma moldeira. Ela fica em contato com o dentes pelo tempo estipulado pelo dentista. 

Já o tratamento realizado no consultório é para quem deseja mais praticidade com apenas uma aplicação feita com laser, você consegue notar o resultado.

 

Facetas de porcelana 

Conforme os tempos foram adquirindo novas tecnologias dentárias, essa técnica tem ficado cada vez mais famosa entre os tratamentos dentários estéticos. Ela é indicada para as pessoas que se incomodam com o tamanho de seus dentes ou para aqueles que se incomodam com a cor e o desgaste dos dentes.

Esse tratamento tem o benefício de deixar os dentes maiores com o aspecto de mais saudável. As facetas preservam a estrutura dos dentes do paciente. são laminados de porcelana que encapam os dentes e têm somente sete milímetros de espessura. 

Esse procedimento é feito por um profissional, para isso ele costuma desgastar os dentes do paciente para que o material seja aplicado sem algum tipo de problema.

 

Lente de contato

As lentes de contato são mais uma tecnologia dentária que virou sucesso no mundo dos famosos e de todas as pessoas que adotaram essa técnica. Elas são mais finas do que as facetas. têm de 0,2 a 04 milímetros e trazem também uma necessidade menor de desgaste dos dentes. 

Quem decide a melhor alternativa entre facetas e lentes de contato é o dentista, não o paciente. as escolham são pela necessidade de cada paciente.  

 

Implantes

O implante também pode ser incluindo entre um tratamento dentário estético. Os implantes dentários são indicados para quem sofreu a perda dos dentes. Casos que impedem o paciente de uma boa mastigação e, claro, um sorriso perfeito. 

Essa técnica insere parafusos de titânio ou zircônia nos dentes do paciente. Em seguida, é colocada a prótese. 

É importante informar que essa prótese tem o mesmo formato e a cor dos dentes naturais do paciente, para não causar aparência diferenciada no sorriso.

 

Gengivoplastia

Quando a gengiva está em cima do sorriso o procedimento que deve ser realizado é a gengivoplastia, um processo estético mais conhecido para resolver esse problema.

Quem faz esses procedimentos são os dentistas. Ele remove uma parte da gengiva e, assim, faz aumentar o tamanho dos dentes, tornando o sorriso mais harmonioso.  

 

Correção dos dentes tortos e mal posicionados

Uma Característica que afeta muito os pacientes é o dente saltado, principalmente os caninos. 

A ortodontia avançada é um tratamento que consegue arrumar todos os dentes imperfeitos, com o uso do aparelho dentário, através de uma tecnologia chamada easyclip, os bráquetes são eficientes e diminuem o tempo do tratamento. 

Além do aparelho fixo, existe um modelo mais discreto para quem se incomoda com a aparência estética da boca, ele contém a mesma eficiência do que o aparelho convencional, e tem o benefício de diminuir o tempo do tratamento, o aparelho transparente é um molde que encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente. 

Para esses tipos de tratamentos é indicado ser encaminhado para um ortodontista,  especialista no assunto. 

 

 

Troca de restauração escura 

O tratamento indicado para quem tem obturações antigas.São conhecidas amálgamas, que tinham aspecto escuro. Esse material foi sendo abandonado pelos dentistas que passaram a usar resina. A resina vem substituindo as restaurações escuras que, muitas vezes, ficam expostas e comprometem a beleza do sorriso.

 

Alargamento do sorriso e espaço para os dentes

 

Esse é um procedimento feito pela ortodontia. Ele é indicado para o paciente com as arcas que não se encaixam. A consequência disso é a mordida cruzada, que pode levar uma série de problemas relacionado à fala, respiração e fala de espaço para os dentes se posicionarem. 

Um profissional especializado pode fazer uma série de recomendações. um exemplo é o uso de um expansor para quem tem dentes sobrepostos. Esse tipo de procedimento pode alterar até o formato do rosto do paciente.

 

Correção na estrutura óssea do rosto

A correção é indicada para quem sofre com a falta de queixo. Dependendo do caso, pode ser feita através da ortodontia. Isso vai depender da análise feita pelo profissional especializado. Mas é válido contar com essa alternativa para, ao menos, fazer uma consulta para entender melhor o processo.  

 

Problemas dentários e seus tratamentos 

Como descobrir qual tratamento dental é a solução dos seus problemas bucais, aqui estão exemplos de problemas e tratamentos que podem resolver as suas dúvidas: 

 

  1. Busco por prevenção, reabilitação e manutenção da boca e dentes de crianças e bebês. 

  • Odontopediatria. O profissional especializado nessa área tem a especialidade em lidar com crianças e bebês de forma diferenciada
  1. Doença própria da boca e no complexo maxilo-mandibular- prevenção e tratamento. Aftas, Carcinoma, Lesões de herpes, câncer oral   

  •  Estomatologia. Essa área previne, estuda e trata as doenças relacionadas com a boca e o aparelho estomatognático ( glândulas salivares, lábios, mucosa oral, dentes, tonsilas palatinas e amígdalas 
  1. Doença na gengiva e estruturas que dão suporte ao dente. mudança na posição do dente, sangramento na gengiva, retração gengival, sensibilidade nos dentes

  • Periodontia. Os profissionais especializados nessa área cuidam dos tecidos ao redor do dente   
  1. Lesões no maxilares, dentes e mandíbulas. Busca por cirurgia

  • Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial. Essa é a especialidade que visa diagnosticar e fazer, posteriormente, a cirurgia o necessário na região  maxilar e nas estruturas do crânio-faciais  
  1. Cáries, busco por melhorar a estética bucal, dentes fraturados, busca por melhor função mastigatória, busca por clareamento dos dentes

  • Dentística restauradora/ dentística. Essa área tem como objetivo tratar os dentes em termo estético funcional 

Agora que sabemos tudo sobre os tratamentos dentais e sobre quem procurando quando estiver sofrendo algum problema dental. Não podemos deixar de ir em consultas odontológicas periodicamente para prevenirmos e tratamos da nossa saúde bucal. 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS