Convênio Odontológico: Guia definitivo para não ficar sem

convenio-odontologico

Convênio Odontológico: O Guia Definitivo para quem não quer ficar sem

De tratamentos simples à procedimentos estéticos, tudo o que você precisa saber

 


O que é um Convênio Odontológico?

Como todo artigo informativo é necessário explicar os porquês antes de irmos à fundo no tema de assunto, e como estamos falando de convênio odontológico, existem diversos detalhes e fatores que podem influenciar tanto no entendimento quanto na decisão final de contratar um ou não.

Se estes detalhes não são abordados de forma coerente, fica subentendido o que é um convênio odontológico, fazendo com que o leitor não tenha total segurança de sua escolha e acaba utilizando dentistas e tratamento ortodônticos por vias normais, tornando o tratamento mais caro do que pode realmente ser, se comparado com planos odontológicos que existem por aí.

Para que serve o Convênio Odontológico?

Dentre as diversas opções e funções do convênio odontológico (que iremos abordar a seguir), o principal motivo da grande maioria das pessoas que optam pela contratação de um plano dentário, é baratear os custos de um tratamento ou provável cirurgia na região bucal.

Vamos detalhar os benefícios de se ter um convênio odontológico a seguir:

  • Suporte à todo o momento

Quando se contrata um convênio odontológico o maior desejo é que se haverá suporte e atendimento quando precisar. Não é muito incomum que, quando alguém precisa de assistência, tratamento ou um atendimento emergencial e não possui um plano odontológico, chegar nos consultórios e clínicas próximas à sua casa, não ter agenda para atendimento naquele horário. Forçando o paciente e provável cliente a busca outra clínica.

Quem possui um bom convênio odontológico, já não passa por esse aperto, pois ao necessitar de um atendimento específico, basta entrar em contato com a central de atendimento para que seja indicada a clínica mais próxima com agenda disponível.

  • Consultas com Frequência

Um dos males por não se ter um convênio odontológico é que a cada consulta ou procedimento realizado, é necessário desembolsar um valor considerável pelo atendimento.

Já com um plano odontológico, você investirá mensalmente um único valor e poderá consultar e se tratar com seu dentista preferido, sem se preocupar com custos extras.

É claro que é necessário consultar todas as coberturas do convênio odontológico, porque dependendo de cada situação, alguns procedimentos pode não ser cobertos de acordo com o plano contratado.

  • Prevenção à algum problema ou tratamento

Já que estamos falando de convênio odontológico e a frequência de se visitar um dentista, é comum que nestas visitas à clínica, o profissional consiga identificar possíveis tratamentos futuros. Exercendo junto ao paciente, uma prevenção desse quadro.

Outra vantagem de possui um plano dentário: conseguir visitar com frequência o dentista e realizar prevenções antes que as mesmas se tornem dores de cabeça piores.

  • Comodidade e Segurança

Com um convênio odontológico você tem acesso à diversas clínicas, tratamentos e procedimentos estéticos, muitas vezes na palma da sua mão. Basta que o plano contratado possua um app para smartphones e pronto! Tudo o que você precisa, está na sua mão, bastando apenas escolher o procedimento e agenda para visitar a clínica mais próxima.

  • Vários Procedimentos para Desfrutar

Diferente de ter que pagar por cada procedimento realizado, com um convênio odontológico você pode desfrutar de diversos tratamentos como emergência, estética, tratamentos ortodônticos, limpeza, aplicação de flúor, clareamento, cárie e vários outros que podem estar inclusos num único plano dentário.

Uma ótima maneira de economizar no tratamento e manter saudável toda sua dentição.

Quais os procedimentos mais comuns num convênio odontológico?

Entre todas as especialidades dentro da área de odontologia, sem sombra de dúvidas as mais comuns são as que seguem logo abaixo:

  1. Clareamento Dental
  2. Lentes de Contato
  3. Restaurações
  4. Correção da Gengiva

Em alguns casos, um convênio odontológico pode cobrir total ou parcialmente estes procedimentos, sendo que os mais completos, possuem um valor maior se comparado com um plano odontológico que cobre apenas um ou outro procedimento.

Para que você entenda como é complexo alguns tratamentos dentários, veja abaixo em detalhes como funciona cada procedimento citado:

  • Clareamento Dental

O clareamento dentário é um processo estético que atualmente é extremamente procurado entre os pacientes. Onde o objetivo desse procedimento estético é o clareamento dos dentes tornando-os mais brancos. Isso não significa que após o procedimentos, os dentes mudarão de cor e ficarão brancos, cada dente possui sua pigmentação. O que o clareamento faz, é clarear o dente e não muda-lo de cor.

  • Lentes de Contato

Lentes de contato nada mais são que uma fina camada aplicada na superfície dos dentes, dando a impressão de que é o próprio dente, porém, com um aspecto mais saudável e mais claro.

Esse procedimento leva esse nome, pois as lentes de contato dentária, são tão finas que mais se assemelham às lentes de contato oculares.

  • Restaurações

Com o crescente avanço do acesso à convênio odontológico tem se tornado comum a procura de pacientes por restaurações dentárias. Esse procedimento, tem como objetivo, identificar dentes com falhas, mandíbulas em desalinhamento e muitas outras anomalias.

Com acesso a um plano dentário, é muito comum que pessoas que tiveram grandes traumas em seus dentes, busquem agora, tratamento e acompanhamento de profissionais na área da saúde com o intuito de manter o sorriso bem cuidado.

  • Correção da Gengiva

 

 

Esse tipo de procedimento é indicado quando a linha da gengiva parece estar cobrindo os dentes, fazendo os dentes parecerem mais curtos que o normal.

O tratamento pode acontecer tanto num dente individualmente, quanto em toda a extensão da gengiva.

Como contratar um convênio odontológico?

Agora que você já sabe os benefícios e alguns tratamentos e procedimentos atendidos por um convênio odontológico, a dúvida que fica é apenas como contratar um e começar a usufruir de todos os benefícios.

Siga esse passo a passo logo abaixo e você nunca passará por aperto:

  • Pesquisar bastante
    • Tenha certeza que tipo de procedimentos e quais tratamentos você deseja ser atendido. Com essa pequena lista em mãos, você sabe que tipo de convênio odontológico pesquisar na internet, com amigos e nas redes sociais.
    • Assim que encontrar 2 ou 3 opções que se encaixem dentro de sua necessidade, deixe-as separadas para serem comparadas.
  • Tirar todas as dúvidas
    • Entre em contato com a central de atendimento e central do cliente de cada convênio odontológico. Tire todas as prováveis dúvidas até que tenha certeza de qual plano dentário estará 100% compatível com sua necessidade.
  • Verifique as Coberturas
    • Aproveite que estará com um representante do convênio odontológico, e verifique quais são as coberturas do plano dentário. Tenha certeza que estará coberto os procedimentos e tratamentos que você tem maior necessidade.
  • Contratação
    • Com a escolha feita e todas as dúvidas tiradas, chegou o momento da contratação. Nesse momento, verifique a vigência da contratação, quais as clínicas e dentistas mais próximos de sua região e claro, se há alguma cláusula de multa por rescisão.
    • Verifique também, se no contrato existe alguma cláusula que renova automaticamente a vigência do contrato do convênio odontológico. Não é nenhum impeditivo para a contratação, mas é bom ficar no controle total desse tipo de contratação.

E para você conhecer um ótimo convênio odontológico basta você acessar esse link que temos a certeza, que essa indicação fará total diferença para você e sua família.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS