Dente caindo: O que fazer para resolver esse problema

dente-caindo-o-que-fazer

Dente caindo: Porque ocorreu esse problema

Dicas de como cuidar dos seus dentes, e saber os melhores tratamentos para a prevenção da queda

O que fazer para prevenir e evitar a queda dos dentes?

As pessoas normalmente acham que a causa da queda dos dentes seja algo natural do envelhecimento. Mas esse problema não está sendo causado por conta do tempo e sim por doenças bucais.

A perda de dente afeta em diversas ocasiões não só na aparência estética, mas também na fala e na mastigação do paciente

Para evitar esses problemas é bom começar a cuidar mais da saúde bucal desde cedo, para que no futuro não ocorra esse constrangimento.

Doença Periodontal

Conforme as doenças bucais não são cuidadas devidamente e avançam sem tratamento, o paciente começa a sofrer uma perda óssea constante, deixando os dentes amolecidos, isso pode levar a queda.

O começo dessa queda pode iniciar por uma irritação mais simples na gengiva (gengivite), causada pela acumulação de placas bacterianas.

Quando as placas não são devidamente tratadas por meio simples de escovação, ela se transforma em tártaro e, então, bolsas periodontais começam a se formar entre o dente afetado e a gengiva, acumulando bactérias nocivas

• Como evitar

A primeira dica é a mais simples: o uso de fio dental e uma escovação adequada são fundamentais para a remoção das placas bacterianas. Além desses cuidados é bom usar enxaguante bucal pelo menos uma vez por semana, tomando cuidado com a alimentação e com a escovação já ajuda manter os dentes saudáveis.

• Hábito de fumo

O tabagismo pode trazer diversos problemas para saúde e também para higiene bucal, ajuda a contribuir o aumento das chances de câncer bucal e também periodontite.

• Como evitar o fumo

A forma mais rápida e simples é parar de fumar. Mas infelizmente metade das pessoas tem uma certa dificuldade quando se fala em largar o vício por fumo, então a dica mais exata para ter resultados melhores em sua boca é a higienização rigorosa da boca e visite periodicamente o dentista para que sua saúde bucal seja avaliada logo no começo.

• Cárie

A maior preocupação das pessoas são referente a cárie , achando que ela é só um problema relacionado a infância.

A cárie pode aparecer nos adultos e quando não é devidamente tratada, é capaz de atingir diversas partes da saúde bucal, atingindo as partes mais profundas dos dentes, causando dores, infecções e dentes caindo.

• Traumas

Quedas e batidas e outros casos de traumas também são responsáveis pelos dentes caindo. E isso pode acontecer imediatamente após um trauma.

Nos casos de traumas, geralmente existe uma fratura de raiz, que pode não ser aparente, mas levar à perda do dente.

• Como evitar

Infelizmente não podemos evitar qualquer tipo de trauma, mas você sempre deve   procurar a ajuda de um dentista para solucionar o seu problema

10 motivos que mais causam a perda de dente, saiba quais são;

Existem 10 causas que fazem a perda de dente ser constante como:

1. Ausência congênita ou agenesia.
  2. Falhas mecânicas relacionadas à falta de base ósseos
  3. Medicamentos e terapias agressivas
  4. Traumas
  5. Trauma dental de impacto
  6. Iatrogenia
  7. Bruxismo
  8. Mau posicionamento dos dentes
  9. Cárie
  10. Periodontite e gengivite

Complicações possíveis

Algumas doenças como periodontite causam complicações grandiosas, se não tratarmos com o decorrer do tempo isso pode começar a afetar como:

• Infecção ou abscesso do tecido mole
  • Infecção dos maxilares (Osteomielite)
  • Reaparecimento de periodontite
  • Abcesso dentário
  • Perda dos dentes
  • Rompimentos ou movimento dos dentes

Não sabemos ao certo como evitar a queda dos dentes, mas se cuidarmos bem deles da maneira correta, conseguimos evitar grande parte das bactérias em nossa bocas. Tomando medidas possíveis e seguindo uma escovação rigorosa podemos obter diversos resultados saudáveis e tratamentos para nossa saúde bucal

O que a falta de um dente pode causar

Além de ser esteticamente desagradável, a queda de um dente pode causar diversos problemas referidos à saúde, afetando estruturas importantes da sua boca como:

• Desajuste da mordida: Os dentes vizinhos tendem a se inclinar
  • Capacidade de mastigatória reduzida
  • Dores de cabeça e de ouvidos
  • Problemas na autoestima e até isolamento do paciente

Por todos esses motivos é muito importante evitar a queda dos dentes, cuidando da escovação e visitando o dentista a cada 6 meses ou sempre notar algo diferente, como dores, sangramentos, gengivas inchadas ou avermelhadas e outras questões.

Implante dentário

Uma adaptação nova na odontologia são os implantes dentários, uma tecnologia avançada para quem sofreu com a perda dos dentes.

O implante dentário geralmente é feito de suportes ou estruturas de metal (normalmente titânio) posicionados cirurgicamente nos ossos do maxilar abaixo da gengiva para a substituição das raízes dentárias.

Como funciona

Por serem integrados aos ossos, os implantes oferecem uma estrutura estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregam e nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.

• Implantes ósseo integrado: São implantes por meio cirúrgico colocados no osso maxilar. O período de integração ao osso leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante
  • Prótese protocolo: Prótese com total fixação sobre 4 a 8 implantes em média, esse tipo de prótese é perfurado e retirada apenas pelo seu dentista é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura
  • Prótese Overdenture:  Prótese totalmente removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barato que a prótese protocolo porque existe menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionado com resina.

A falta dos dentes afeta muito, não só em aspectos estéticos mas sim na sua saúde bucal, escovar bem os dentes e manter uma higienização saudável não só irá deixar os seus dentes mais bonitos, mas também deixará sua boca com um resultado mais saudável para manter os seus dentes fixamente em sua boca.