Dentes Mais Brancos e Saudáveis Utilizando o Clareamento Dentário

dentes-mais-brancos

Clareamento dentário: Tudo o que você precisa saber

Chega daquele sorriso amarelado, saiba como o clareamento dentário funciona


O que é clareamento dentário?

Os dentes brancos com certeza fazem diferença em um sorriso. Por conta disso, muitas pessoas estão na procura de um clareamento dentário.

Essa técnica permite a remoção de manchas e o amarelado dos dentes, causados por alimentos ao longo do tempo.

O clareamento dentário é uma ótima alternativa para aquelas pessoas que sonham em ter um sorriso branquinho de forma rápida e eficaz. Essa técnica vai além dos cuidados normais que fazemos nos dentes.

Mas afinal, o que é clareamento dentário?

O clareamento dentário é uma técnica que manuseia agentes clareadores para que o paciente recupere a cor de origem dos dentes, que foi perdida de alguma forma durante a vida dele. Ou pode ser simplesmente proporcionar o clareamento dentário para o paciente que tem os dentes naturalmente escuros. 

O procedimento é feito pelo dentista, ele faz aplicação do agente clareador sobre os dentes do paciente.

 

PARA QUE SERVE O CLAREAMENTO DENTÁRIO?

Como o seu nome já diz, o clareamento dentário serve para clarear os dentes. Este tratamento estético tem uma procura alta, especialmente para aquelas pessoas que não estão satisfeitas com a cor dos seus dentes ou então fizeram algum procedimento que acabou escurecendo os dentes.

Atualmente existem duas técnicas para clareamento dentário, uma é feita com laser ou luz de led no consultório odontológico. A outra é utilizando o peróxido de carbamida com duas moldeiras, uma fica na parte superior e a outra na parte inferior dos dentes.

A potência do método que vai ser utilizado vai de acordo com o resultado desejado e a resistência dos dentes. É bastante comum que as duas técnicas sejam usadas em conjunto para conseguir o melhor resultado possível.

 

Dúvidas frequentes sobre clareamento dentário

  • Todo tipo de pessoa pode fazer clareamento dentário?
  • Qual o melhor método de clareamento? De consultório ou caseiro?
  • Como é a alimentação depois do procedimento?
  • O clareamento dentário deixa os dentes sensíveis?
  • Qual o tempo de duração do clareamento?
  • Cremes dentais e enxaguantes bucais com ação clareadora entregam o mesmo resultado?

 

TODO O TIPO DE PESSOA PODE FAZER CLAREAMENTO DENTÁRIO?

Geralmente não tem tipo específico de pessoa para fazer o clareamento dentário. Porém, há algumas restrições para quem tem tártaro, placas, ou problemas nas gengivas. O mais correto a se fazer é tratar primeiro esses problemas e depois, realizar o procedimento. Gestantes e lactantes também devem esperar o período terminar, não existem dados que comprovem a segurança em grávidas, então recomendamos que façam depois. Agora em pessoas com restaurações, próteses ou lentes de contato nos dentes, o procedimento pode ser melhor, porque o clareamento dentário só atinge os dentes, não o material que foi usado para restaurar.

QUAL O MELHOR MÉTODO DE CLAREAMENTO? DE CONSULTÓRIO OU CASEIRO?

 

O clareamento caseiro bastante conhecido. O método é feito com uma moldeira de silicone e dentro dela coloca-se um gel clareador. A pessoa faz uso de dia e de noite, mas não são todos os casos. Cada pessoa tem um gel específico que vai determinar o tempo de uso da moldeira.

Agora o clareamento de consultório, o dentista também uso um gel clareador, mas a diferença está na concentração do gel, que é maior comparada a do método caseiro. O dentista vai usar uma barreira para proteger a gengiva do paciente e fará a aplicação do clareador, que ficará nos dentes por uma hora.

Então o que podemos dizer é: os dois métodos de clareamento dentário trazem resultados satisfatórios. Porém tem algumas diferenças, o de consultório gera efeito instantâneo devido a alta concentração do gel clareador e o laser é que utilizado. O caseiro tem resultados gradualmente. O que tem que ter em ambos é o auxílio de um dentista profissional.

 

COMO É A ALIMENTAÇÃO DEPOIS DO PROCEDIMENTO?

É de extrema importância que durante o tratamento e até 15 dias depois, o paciente não consuma alimentos com a cor forte como o café, açaí, vinho, beterraba, chocolate, bebidas e alimentos com corante forte. Isso serve para que o efeito do tratamento dure mais tempo, o corre é não comer esses itens em excesso. Outro que mais prejudica a cor dos dentes brancos é o cigarro, então se possível evite fumá-lo.

O CLAREAMENTO DENTÁRIO DEIXA OS DENTES SENSÍVEIS? 

Em alguns casos o processo pode gerar uma leve sensibilidade nos dentes quando entra em contato com o frio. Porém, com as tecnologias atuais, os produtos utilizados têm agentes que na verdade reduzem a sensibilidade.

QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO DO CLAREAMENTO?

De modo geral, tudo vai depender dos hábitos da pessoa que fez o tratamento. Se consome alimentos que prejudicam o tratamento, e fumar cigarros, com certeza não vai durar muito. Mas na média, o clareamento dentário duro 1 ano. Já as facetas ou lentes de contato não mudam de cor.

CREMES DENTAIS E ENXAGUANTES BUCAIS COM AÇÃO CLAREADORA ENTREGAM O MESMO RESULTADO?

Não. Normalmente estes produtos servem apenas para retirar manchas externas, mas não tem a capacidade de adentrar os poros dos dentes gerando o verdadeiro clareamento dentário. E já que entramos nesses assuntos, indicamos que não faça o uso excessivo destes produtos, pois suas composições são bastante abrasivas e causam danos ao esmalte do dente.

Receitas caseiras para clareamento dentário: vale a pena?

Existem algumas receitas que utilizam limão, bicarbonato de sódio e casca de laranja. De certa forma elas ajudam a remover algumas manchas nos dentes, porém não recomendamos porque causam um desgaste no esmalte dentário.

O indicado é sempre seguir as recomendações de um dentista profissional. Ele vai orientá-lo e dirá se é necessário ou não realizar o procedimento de clarear os dentes e indicará qual o nível de branqueamento seus dentes conseguem atingir sem sofrer danos.

E quanto custa o clareamento dentário?

Com certeza essa é a pergunta que as pessoas mais fazem quando decidem realizar um clareamento dentário.

Entretanto, o preço varia de consultório para consultório, de acordo com qual dentista realizará o procedimento e varia também de qual plano odontológico é o seu.

Então, faça um orçamento e veja o quanto pode pagar. Podemos dizer que os valores variam de R$400,00 A R$3.000,00 – Então com certeza você encontrará um preço bom.

Se você está procurando algum tratamento para clarear os dentes, nós indicamos que utilize um plano odontológico. Clique aqui e conheça as melhores opções para realizar seu clareamento dentário.

 
 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS