Seu dente está trincado? Sintomas e Tratamento.

seu-dente-esta-trincado-sintomas-e-tratamento

Dente Trincado: Os motivos e como evitá-lo

Desconforto ao mastigar alimentos mais duros ou gelados pode ser um dente trincado.

O que é um dente trincado?

Aquele dente que está com uma rachadura ou então uma fenda é chamado de dente trincado, em muitos dos casos só é visível com o auxílio de um profissional.

É comum acontecer isso quando mastiga alimentos ou objetos duros como balas, nozes ou gelo. Acidentes podem ocasionar rachaduras nos dentes principalmente aqueles envolvendo um impacto na boca,  ou então quando está comendo algo quente e logo em seguida passa para o alimento gelado assim dando um choque térmico nos dentes, com o tempo isso vai desgastando sua estrutura resultando em um dente trincado.

Outras causas é a pressão mastigatória desigual ou  o ato de ranger os dentes pode levar a um dente trincado. Quando o dente está trincado ele não consegue se regenerar sozinho, havendo a necessidade de um dentista, dependendo da rachadura formada será necessário a restauração do dente utilizando materiais específicos ou, outros tratamentos odontológicos e em último caso a extração do dente.

Para identificar um dente trincado procure esses sintomas:

• Ao morder sente uma dor aguda que rapidamente some.
  • Dores repentinas que não duram o tempo todo.
  • Quando come ou bebe algo sente dor.
  • Pode acontecer da lesão ser superficial, atingindo apenas a camada externa do dente.

Esses sintomas normalmente são causados por conta de uma rachadura nos dentes.

Hábitos que podem causar dentes trincados

Cuidar dos dentes é muito importante e vai além da escovação diária. Dedicar tempo e esforço é essencial para a saúde bucal, principalmente após as refeições, é necessário prestar mais atenção aos hábitos que prejudicam os dentes. Eles são:

• Usar os dentes para abrir embalagens.
  • Morder as pontas e tampas de canetas.
  • Roer as unhas.
  • Escovar os dentes de qualquer jeito.

De primeiro momento esses gestos parecem inofensivos. Mas em longo prazo eles resultam em danos graves à estrutura do dente. Como o desgaste das extremidades, inflamações na gengiva entre outras doenças. Certamente existe outros hábitos que causam trincos nos dentes, porém esses são os mais comuns.

Como tratar um dente trincado?

Para tratar um dente trincado , é necessário consultar-se com o dentista, pois depende muito do tamanho e do local onde está a rachadura e os sintomas que está sentindo.

Normalmente seu dentista irá incluir esses tratamentos:

• Utilizar material restaurador para reparar o dente
  • Colocar uma coroa para proteger o dente de novos danos.
  • Tratamento endodôntico (é a remoção da polpa dentária, um tecido pequeno em forma de fio que se localiza no centro do dente).
  • Se o dente estiver em condições severas a única opção será a extração.

Mesmo se o dente for de leite é recomendado o tratamento, pois as rachaduras facilitam a infecção por cáries e placas bacterianas.

O dentista irá ver qual procedimento é melhor.  É possível que não recomende nenhum tratamento, pois fissuras pequenas são comuns e geralmente não causam problemas, mas se está sentindo uma dor localizada, evite mastigar nesse lado da boca e procure um dentista.

Aproveite e veja os planos odontológicos para tratamento de dentes trincados, clicando aqui.