Como tirar bafo da boca: incômodo que pode ser evitado

como-tirar-bafo-da-boca

Como tirar bafo da boca: incômodo que pode ser evitado rapidamente

Pequenas mudanças no dia a dia e o hábito de consultar um profissional podem mudar completamente esse jogo


O que causa e como tirar bafo da boca?

Muitos são os fatores que podem levar àquele cheirinho desagradável que surge na boca, desde a maneira que se alimenta, como se realiza a higiene bucal e até mesmo o produto que se usa no dia a dia podem sim, fazer aparecer o que chamamos popularmente de bafo.

E não são casos isolados que acontecem esse fato desconfortante, somos pegos pela preguiça quando vamos deitar ou quando terminamos de nos alimentar e não escovamos os nossos dentes para retiradas dos resíduos dos alimentos.

Dois fatores que acarretam no mau hálito ou bafo na boca, são:

  • Falta de higiene bucal

Como falamos anteriormente, a falta de higiene bucal ou ela mesmo realizada de forma errada, pode acarretar no bafo na boca. Usar produtos sem qualidade e não testados, também podem levar a um mau cheiro.

  • Saburra Lingual

Mais conhecida como uma camada branco-amarelada na língua, esse mal acontece por haver restos de comida acumuladas entre os dentes, na língua e até na gengiva. Esse acúmulo de resíduos alimentares faz com que bactérias que existem na boca, dissolvam partículas de alimentos e por sua vez, liberam substâncias com forte odor (mau cheiro).

Outro fator que pode corroborar com o bafo na boca, é a boca seca. A saliva ajuda e muito na remoção de restos de comida e sem ela, esses resíduos permanecem na boca gerando por sua vez o mau hálito. Cigarros, alguns remédios e até dormir de boca aberta, levam ao acontecimento desses males.

 

Como tirar bafo da boca definitivamente?

Se de alguma forma  o que você leu em nosso artigo te mostrou como surge o mau hálito bucal, queremos agora te ajudar a prevenir ou saber de outra forma como tirar bafo da boca.

Confira abaixo 5 dicas de como tirar bafo da boca e fique longe do alcance desse mal

 

  • GARGAREJO

 

Antes de dormir e ao acordar é muito indicado que você tenha essa rotina: 

  1. Passar o fio dental;
  2. Escovar os dentes;
  3. Limpar a língua;
  4. E ao final, usar um enxaguante bucal para gargarejo, de preferência produtos que contenham dióxido de cloro em sua composição.

 

 

  • Escovar os dentes, apenas após o café da manhã

 

É indicado que após a rotina acima exemplificada, não se coma nada nos próximos 30 minutos. Dessa forma, torna-se mais efetivo tomar o café da manhã primeiro e depois fazer a higiene bucal.

 

 

  • Meia limpeza na hora do almoço

 

Após o almoço o processo de higiene deve acontecer novamente, porém, nesse momento, não é necessário realizar a limpeza lingual. Isso para que as papilas linguais tenham alívio após ingerir o consumo de alimentos.

 

 

  • Dióxido de Cloro

 

Enxaguantes bucais que contenham esse produto em sua composição facilitam no processo de como tirar bafo da boca pois ele possui uma substância que transforma o mau cheiro em sais não voláteis. Esse produto deve ser sempre usado após a limpeza da língua e usar ao menos 3 vezes ao dia.

 

 

  • Um chiclete sempre salva

 

Como um dos causadores do bafo na boca é justamente a boca seca, sempre que sentir a boca raspando, procure mastigar um chiclete. Essa dica existe porque os chicletes aumentam o fluxo de saliva e por sua vez, impedem que a boca fique extremamente seca, fazendo surgir o mau hálito.

 

Em casos mais extremos, se todas essas dicas não foram suficientes para para que você saiba como tirar bafo da boca, a melhor indicação é consultar um especialista ou dentista mais próximo de você.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS