Gengiva inchada e dolorida: causas e soluções práticas

gengiva-inchada-e-dolorida

Gengiva inchada e dolorida: O que pode ser e como tratar?

O cuidado bucal precisa ser levado a sério em uma rotina de hábitos


Se você está com a gengiva inchada ou dolorida, saiba agora as causas mais comuns

A gengiva inchada, também conhecida como edema gengival pode ficar visível e realmente dolorosa, também podem sangrar com mais facilidade ao escovar os dentes ou usar fio dental.

E as causas para uma gengiva inchada e dolorida surgir, podem ser diversas, como os seguintes casos:

  • Gengivite

É uma inflamação que acontece na gengiva, podendo ser o estágio inicial de uma doença, sendo mais fácil de ser tratada nesse primeiro momento. Quando não tratada, pode prejudicar a gengiva e causar complicações mais graves.

A gengivite acontece pelo excesso de placas bacterianas acumuladas com o tempo, levando ao estágio da gengiva inchada e dolorida. Se essa placa não é retirada, pode se transformar no que chamamos de tártaro.

  • Infecção

Independente da origem de uma infecção, ela pode levar a gengiva inchada e dolorida devida à região ser extremamente sensível ao toque, ao ingerir alimentos e até mesmo falar em casos mais graves. 

 

Como evitar gengiva inchada

É claro que a recomendação mais importante seria ir a um dentista ou profissional especializado. Pois uma gengiva inchada e dolorida podem ser de diversas origens diferentes, podendo ser:

  • Infecções;
  • Traumas;
  • Abscessos;
  • Reação a algum produto;

Para prevenir uma gengiva inchada e dolorida, sem precisar consultar um profissional, a indicação é que se siga uma rotina de hábitos de higiene bucal diariamente.

Seguindo esses passos abaixo:

  • Café da manhã primeiro

Diferente do que se pensa, ao acordar, o ideal é não escovar os dentes e tomar café da manhã em seguida. Porque ao escovar os dentes, as papilas levam cerca de 30 minutos para voltarem ao normal. Então, o mais indicado é tomar o café e somente depois realizar a rotina de escovação dental.

  • Primeiro fio dental

Antes de realizar o procedimento de escovação, é indicado usar um fio dental para que seja removido os restos de alimentos entre os dentes. Evitando que crie um acúmulo de resíduos que possam gerar a gengiva inchada e dolorida por conta de excesso de restos de alimentos entre os dentes.

  • Escovação

A indicação de especialistas para escovação e evitar a gengiva inchada e dolorida é que no momento de escovar os dentes, os movimentos sejam feitos circulares de baixo para cima nos dentes inferiores e de cima para baixo, nos dentes superiores.

Esse movimento, faz com que os resíduos e sobras de alimentos presos aos dentes que não saíram com o fio dental, sejam removidos na escovação.

  • Gargarejo ou Enxaque

Para driblar ainda mais a possibilidade de gengiva inchada e dolorida por causa de má higiene bucal. É indicado o uso de enxaguantes bucais que contenham dióxido de cloro em sua composição.

E além de usá-lo na escovação, recomenda-se o enxágue ao menos 3x ao dia.

 

Como saber a hora de consultar um especialista

Que a internet possui muita informação valiosa, isso é inegável. Porém, nenhum conteúdo de web será tão assertivo quanto a análise de um profissional qualificado. A sensação de gengiva inchada e dolorida pode ser originada de diferentes tipos de causas, traumas e infecções. Por isso, é indicado a visita ao dentista periodicamente e sempre pensando na melhoria da saúde e estética bucal.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS