Gengiva inchada e dolorida: O que pode ser e como tratar?
O cuidado bucal precisa ser levado a sério em uma rotina de hábitos
Se você está com a gengiva inchada ou dolorida, saiba agora as causas mais comuns
A gengiva inchada, também conhecida como edema gengival pode ficar visível e realmente dolorosa, também podem sangrar com mais facilidade ao escovar os dentes ou usar fio dental.
E as causas para uma gengiva inchada e dolorida surgir, podem ser diversas, como os seguintes casos:
- Gengivite
É uma inflamação que acontece na gengiva, podendo ser o estágio inicial de uma doença, sendo mais fácil de ser tratada nesse primeiro momento. Quando não tratada, pode prejudicar a gengiva e causar complicações mais graves.
A gengivite acontece pelo excesso de placas bacterianas acumuladas com o tempo, levando ao estágio da gengiva inchada e dolorida. Se essa placa não é retirada, pode se transformar no que chamamos de tártaro.
- Infecção
Independente da origem de uma infecção, ela pode levar a gengiva inchada e dolorida devida à região ser extremamente sensível ao toque, ao ingerir alimentos e até mesmo falar em casos mais graves.
Como evitar gengiva inchada
É claro que a recomendação mais importante seria ir a um dentista ou profissional especializado. Pois uma gengiva inchada e dolorida podem ser de diversas origens diferentes, podendo ser:
- Infecções;
- Traumas;
- Abscessos;
- Reação a algum produto;
Para prevenir uma gengiva inchada e dolorida, sem precisar consultar um profissional, a indicação é que se siga uma rotina de hábitos de higiene bucal diariamente.
Seguindo esses passos abaixo:
- Café da manhã primeiro
Diferente do que se pensa, ao acordar, o ideal é não escovar os dentes e tomar café da manhã em seguida. Porque ao escovar os dentes, as papilas levam cerca de 30 minutos para voltarem ao normal. Então, o mais indicado é tomar o café e somente depois realizar a rotina de escovação dental.
- Primeiro fio dental
Antes de realizar o procedimento de escovação, é indicado usar um fio dental para que seja removido os restos de alimentos entre os dentes. Evitando que crie um acúmulo de resíduos que possam gerar a gengiva inchada e dolorida por conta de excesso de restos de alimentos entre os dentes.
- Escovação
A indicação de especialistas para escovação e evitar a gengiva inchada e dolorida é que no momento de escovar os dentes, os movimentos sejam feitos circulares de baixo para cima nos dentes inferiores e de cima para baixo, nos dentes superiores.
Esse movimento, faz com que os resíduos e sobras de alimentos presos aos dentes que não saíram com o fio dental, sejam removidos na escovação.
- Gargarejo ou Enxaque
Para driblar ainda mais a possibilidade de gengiva inchada e dolorida por causa de má higiene bucal. É indicado o uso de enxaguantes bucais que contenham dióxido de cloro em sua composição.
E além de usá-lo na escovação, recomenda-se o enxágue ao menos 3x ao dia.
Como saber a hora de consultar um especialista
Que a internet possui muita informação valiosa, isso é inegável. Porém, nenhum conteúdo de web será tão assertivo quanto a análise de um profissional qualificado. A sensação de gengiva inchada e dolorida pode ser originada de diferentes tipos de causas, traumas e infecções. Por isso, é indicado a visita ao dentista periodicamente e sempre pensando na melhoria da saúde e estética bucal.