Entenda por que você está com a gengiva sangrando e doendo
Gengiva sangrando e doendo pode ser um começo de gengivite.
Gengivite: o que é?
Gengivite é uma inflamação que deixa a gengiva sangrando e doendo e se não for tratada pode chegar até o osso alveolar. Esse osso serve como sustento para os dentes. Esse sintoma de gengiva sangrando e doendo conhecido como gengivite, é causado por uma placa bacteriana ou um biofilme dental, uma película meio grudenta e sem cor que é formada continuamente nos dentes. Se não for removida todos os dias na hora da escovação e do uso de fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias que nela estão contidas podem infeccionar não só a gengiva e em torno dos dente, mas vão atingir o tecido que fica embaixo da gengiva e o osso que serve de suporte para os dentes. No pior dos casos os dentes ficam moles, caem ou então precisarão ser removidos.
Essa doença periodontal é divida em três etapas:
- Gengivite
- Periodontite
- Periodontite avançada
GENGIVITE
Conhecido como a primeira etapa, onde acontece a inflamação da gengiva por causa da placa bacteriana que é formada entre o dente e a gengiva. A escovação e o fio dental podem não ser suficiente para tirar a placa, sendo assim ela vai continuar produzindo toxinas que vão irritar o tecido da gengiva, causando a gengivite. Durante a escovação e o uso do fio dental você vai ver a gengiva sangrando e doendo. Nesta primeira etapa da doença, ela é totalmente reversível, pois os ossos e o tecido conjuntivo que seguram os dentes nos seus devidos lugares não foram atingidos.
PERIODONTITE
Nessa segunda etapa o dano é causado no osso e nas fibras de sustentação que deixam os dentes em posição, esses danos são irreversíveis. Em volta da gengiva vai começar a formar uma bolsa que também irá para baixo da gengiva e onde ficam guardados os detritos da placa bacteriana. O recomendado é uma higiene bucal extrema em casa, de modo geral, ajuda para que a doença não avance.
PERIODONTITE AVANÇADA
Já nessa etapa final da doença, os ossos e as fibras que sustentam o dente estão totalmente destruídos, fazendo com que os dentes mudem de lugar ou então ficaram moles. Isso pode afetar na hora de morder e, se o tratamento não for feito logo, você corre um sério risco de perder os dentes.
Como identificar uma gengivite
Qualquer pessoa pode ter gengivite, independente da idade, porém é mais comum entre os adultos. Quando é detectada na etapa inicial, a reversão da gengivite é possível, então, visite um dentista se notar esses sintomas:
- Gengiva sangrando e doendo
- Mau hálito que não sai, ou mal gosto na boca
- Gengiva vermelha, inchada ou flácida
- Dentes que parecem maiores por conta da gengiva que se retraiu
- Mudanças na forma que seus dentes se encaixam na mordida
- Secreção e pus em volta dos dentes
- Entre outros
Como tratar a gengivite?
- As primeiras etapas da gengivite, geralmente são revertidas com uma boa escovação e o uso correto do fio dental, todos os dias é claro. Com sua saúde bucal em dia, você consegue evitar que a placa bacteriana se forma.
- O seu dentista pode fazer uma limpeza profunda para retirar a placa que se formou e endureceu, também conhecido como tártaro. Será feito uma raspagem ou limpeza nos seus dentes para retirar o tártaro que está em baixo e em cima da gengiva. Mas se o problema for mais sério, dá para realizar um procedimento para aplainar a raiz nas partes mais fundas. O propósito é suavizar as partes erradas que estão nas raízes dos dentes, dificultando a produção de tártaro.
Se identificou com o que foi falado no conteúdo? Não deixe que sua situação piore. Nós temos os melhores planos odontológicos que com certeza resolverá seu problema. Então clique aqui!