Sua gengiva sangra e está doendo? Cuidado! Pode ser gengivite

sua-gengiva-sangra-e-esta-doendo-cuidado-pode-ser-gengivite

Entenda por que você está com a gengiva sangrando e doendo

Gengiva sangrando e doendo pode ser um começo de gengivite.


Gengivite: o que é?

Gengivite é uma inflamação que deixa a gengiva sangrando e doendo e se não for tratada pode chegar até o osso alveolar. Esse osso serve como sustento para os dentes. Esse sintoma de gengiva sangrando e doendo conhecido como gengivite, é causado por uma placa bacteriana ou um biofilme dental, uma película meio grudenta e sem cor que é formada continuamente nos dentes. Se não for removida todos os dias na hora da escovação e do uso de fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias que nela estão contidas podem infeccionar não só a gengiva e em torno dos dente, mas vão atingir o tecido que fica embaixo da gengiva e o osso que serve de suporte para os dentes. No pior dos casos os dentes ficam moles, caem ou então precisarão ser removidos.

Essa doença periodontal é divida em três etapas:

  • Gengivite
  • Periodontite
  • Periodontite avançada

 

GENGIVITE

Conhecido como a primeira etapa, onde acontece a inflamação da gengiva por causa da placa bacteriana que é formada entre o dente e a gengiva. A escovação e o fio dental podem não ser suficiente para tirar a placa, sendo assim ela vai continuar produzindo toxinas que vão irritar o tecido da gengiva, causando a gengivite. Durante a escovação e o uso do fio dental você vai ver a gengiva sangrando e doendo. Nesta primeira etapa da doença, ela é totalmente reversível, pois os ossos e o tecido conjuntivo que seguram os dentes nos seus devidos lugares não foram atingidos.

PERIODONTITE 

Nessa segunda etapa o dano é causado no osso e nas fibras de sustentação que deixam os dentes em posição, esses danos são irreversíveis. Em volta da gengiva vai começar a formar uma bolsa que também irá para baixo da gengiva e onde ficam guardados os detritos da placa bacteriana. O recomendado é uma higiene bucal extrema em casa, de modo geral, ajuda para que a doença não avance.

PERIODONTITE AVANÇADA

Já nessa etapa final da doença, os ossos e as fibras que sustentam o dente estão totalmente destruídos, fazendo com que os dentes mudem de lugar ou então ficaram moles. Isso pode afetar na hora de morder e, se o tratamento não for feito logo, você corre um sério risco de perder os dentes.

 

Como identificar uma gengivite

Qualquer pessoa pode ter gengivite, independente da idade, porém é mais comum entre os adultos. Quando é detectada na etapa inicial, a reversão da gengivite é possível, então, visite um dentista se notar esses sintomas:

  • Gengiva sangrando e doendo
  • Mau hálito que não sai, ou mal gosto na boca
  • Gengiva vermelha, inchada ou flácida
  • Dentes que parecem maiores por conta da gengiva que se retraiu
  • Mudanças na forma que seus dentes se encaixam na mordida
  • Secreção e pus em volta dos dentes
  • Entre outros

 

Como tratar a gengivite?

  • As primeiras etapas da gengivite, geralmente são revertidas com uma boa escovação e o uso correto do fio dental, todos os dias é claro. Com sua saúde bucal em dia, você consegue evitar que a placa bacteriana se forma.
  • O seu dentista pode fazer uma limpeza profunda para retirar a placa que se formou e endureceu, também conhecido como tártaro. Será feito uma raspagem ou limpeza nos seus dentes para retirar o tártaro que está em baixo e em cima da gengiva. Mas se o problema for mais sério, dá para realizar um procedimento para aplainar a raiz nas partes mais fundas. O propósito é suavizar as partes erradas que estão nas raízes dos dentes, dificultando a produção de tártaro.

Se identificou com o que foi falado no conteúdo? Não deixe que sua situação piore. Nós temos os melhores planos odontológicos que com certeza resolverá seu problema. Então clique aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS