Saiba como diminuir o mau hálito e ter uma boca saudável
Saiba como diminuir o mau hálito para que nunca mais você sinta vergonha em falar com alguém.
O que é o mau hálito?
Também conhecido como halitose, essa doença faz com que a pessoa exale um odor ruim da boca. Não é aquele “bafo matinal” que a maioria das pessoas tem quando acorda, esse é normal. Muito menos aquele mau cheiro depois de comer. A halitose é um cheiro ruim que persiste em ficar na boca mesmo depois de escovar os dentes, usar fio dental e enxaguar. É normal as pessoas se sentirem constrangidas com essa doença, que nem mesmo notificam seus dentistas sobre. Mas ela é tratável, pois é comum em várias pessoas.
O mau hálito tem a ver com várias causas, pesquisas indicam que 85% da halitose são por conta desses fatores: problemas de gengiva, dentes quebrados, cáries, restaurações quebradas, a má higiene das dentaduras – esses são alguns suspeitos. Porém tem outros relacionados a alimentação. O consumo alto de proteínas junto com o baixo nível de carboidratos, comidas ácidas, doces e temperos com odor forte como, alho e cebola podem prejudicar seu hálito. Consumir muito álcool, café, ou tabaco também.
Existem também causas mais raras, como doenças de pulmão, alguns tipos de câncer e estar com as amígdalas infeccionadas. Estar com problemas no sangue ou doença nos pulmões ou rins pode ser outra probabilidade. O diabetes também pode causar isso, porque tem níveis altos de açúcar, refluxo e gotejamento pós-nasal. A sinusite comum também pode causar o mau hálito, pois acumula o muco.
Principais causas do mau hálito
Essas principais causas normalmente estão dentro da boca, como a saburra lingual (uma sujeira que fica sobre a língua), as cáries e as gengivites também estão nas causas mais comuns para ao mau hálito. Veja mais algumas e saiba como diminuir o mau hálito:
- Sujeira na língua
- Cáries e outros problemas na boca
- Ficar muito tempo sem comer
- O uso de dentadura
- Consumir alimentos que pioram o hálito
- Infecção na garganta ou sinusite
- Problemas estomacais
SUJEIRA NA LÍNGUA
Na grande maioria das vezes o mau hálito está ligado por conta do acúmulo de bactérias que ficam na língua, deixando-a com uma cor esbranquiçada, amarelada, marrom ou cinza. Então como diminuir o mau hálito é fácil, 70% das pessoas que limpam a língua de forma correta, conseguem um hálito saudável.
CÁRIES E OUTROS PROBLEMAS NA BOCA
Não só as cáries, tem as placas bacterianas, gengivite e periodontite também localizadas na boca causando o mau hálito, por que a proliferação de bactérias na boca é grande, pois a boca é um lugar úmido e facilita isso, por conta disso as bactérias soltam um odor ruim que desenvolve o mau hálito.
FICAR MUITO TEMPO SEM COMER
Quando está a mais de 5 horas sem comer algo, é comum o mau hálito aparecer, por isso quando acordamos pela manhã esse cheiro está presente. Isso ocorre porque a produção de saliva é menor, e ela ajuda na digestão e mantém a boca mais limpa.
O USO DE DENTADURAS
Quem tem e usa algum tipo de dentadura tende a ter mau hálito, pois para manter a boca limpa há uma dificuldade maior, a placa também acumula sujeira e restos de alimentos, especialmente quando o tamanho da dentadura está incorreto e sem um encaixe perfeito na boca. Os espaços entre a placa e a gengiva é comum ficar restos de alimento, tudo que as bactérias precisam para produzir aquele odor ruim.
CONSUMIR ALIMENTOS QUE PIORAM O HÁLITO
Existem diversos alimentos que é difícil diminuir o mau hálito, como é o caso do couve-flor, os brócolis, a couve galega. Estes vegetais ajudam a formar o enxofre que quando eliminado pela boca gera o mau hálito. Não só estes como o alho e a cebola também favorecem o mau hálito apenas por mastigá-los, pois é característico deles o odor forte que fica na boca por horas.
INFECÇÃO NA GARGANTA OU SINUSITE
Quando a garganta inflamada ou está com sinusite, é muito normal ter um hálito ruim pois nessas situações existem diversas bactérias na região da boca e na cavidade nasal, e por estarem perto liberam o mau cheiro.
PROBLEMAS ESTOMACAIS
Falando de uma má digestão ou então gastrite é normal o aparecimento de eructação conhecidos como os arrotos, são gases que quando passam pelo esôfago e chegam até a boca podem provocar um hálito ruim, principalmente se a frequência deles for grande.
Saiba como diminuir o mau hálito
É comum a boca acumular bactérias, várias pessoas já sabem disso, e esse acúmulo que causa o mau hálito. Pode ser por que a comida ficou presa entre os dentes o que ajuda na proliferação das bactérias. Se a boca não for limpa de forma correta o mau cheiro vai aparecer. Aqui está umas dicas de como diminuir o mau hálito:
Escovar e usar fio dental diariamente
Pode parecer básica essa dica de como diminuir o mau hálito, porém muitas pessoas não sabem disso. Para começar a ter resultados, faça a escovação dos dentes no mínimo três vezes ao dia, e utilize o fio dental também. Essas ações vão remover um grande número de bactérias da sua boca.
Faça a limpeza da língua
É claro que a escovação dos dentes e o uso do fio dental é importante, porém só isso pode não ser suficiente. A língua contém diversas bactérias, restos de comidas e células mortas. Então escove a língua, ou use um limpador de língua.
Beba água com frequência
Não beber água regularmente pode causar um odor ruim na boca. Sabe quando você acorda com aquele “hálito matinal”, isso acontece porque no momento em que estamos dormindo a produção de saliva diminui, causando o “bafo” que é muito normal. Porém isso pode acontecer no decorrer do dia e pode ser constrangedor. Então beba muita água para não ter mais um cheiro ruim na boca. Isso não só vai diminuir o mau hálito, como também vai manter seu corpo hidratado e mais saudável.
Preste atenção na sua alimentação
Evitar comidas que deixam o hálito ruim é aparentemente fácil, porém tem que ficar em alerta com a sua dieta também. Como foi comentado ali em cima, dietas ricas em proteínas e baixa nos carboidratos, são boas para a saúde, mas infelizmente colaboram para o mau hálito. O baixo consumo de carboidrato faz com que seu corpo queime mais gordura do que açúcar, provocando o mau hálito.
10 Formas de diminuir o mau hálito e matar as bactérias da boca
Melhor do que só ler, é bom ver para tenha um melhor entendimento e consiga se livrar de mau. Esse vídeo vai dar a você umas boas dicas de como diminuir o mau hálito.
Visite seu dentista
Mesmo com esses hábitos saudáveis para a boca, o odor ruim ainda não foi embora? Então recomendamos que visite um dentista para que ele faça uma avaliação completa e ver se o mau hálito está sendo causado por um problema maior.
Para não perder tempo, e agravar sua situação a Planos Dental vai te ajudar indicando o melhor profissional para cuidar da sua boca.
Clique aqui e resolva seu problema agora!