Cárie profunda: tratamento e outras informações

carie-profunda-tratamento

cárie profunda tratamento e outras informações:

Entenda tudo sobre cárie profunda: tratamentos, principais causas e muito mais.

Cárie profunda tem tratamento?

A dor de dente é uma das piores sensações que o ser humano pode ter. Porém, essa dor pode ser evitada se cuidarmos dos dentes e formos periodicamente ao dentista. A cárie é um dos piores problemas dentários, mas pode ser resolvido. Então cárie profunda tem tratamento? Saiba lendo essa matéria até o final!

• O que é cárie?
  • Tipos de cárie.
  • Principais causas da cárie.
  • Tratamento para cárie profunda.

O que é cárie?

Em primeiro lugar, é importante você entender o que é cárie, quais são os tipos de cárie, principais causas e tratamentos.

Cáries são orifícios e lesões estruturais nos dentes que indicam que eles sofreram deterioração. Nesse estágio, somente um dentista pode resolver esse tipo de problema.

Esse é um problema muito comum nos consultórios odontológicos, mas a boa notícia é que existe tratamento.

3 tipos de cárie

Existem diferentes tipos de cárie que precisam ser cuidadas de maneiras específicas. São elas:

• Cárie coronária: é o tipo de cárie mais comum — tanto em crianças como em adultos. Ela pode aparecer na superfície da mastigação ou entre os dentes.
  • Cárie radicular: esse tipo de cárie é mais comum em adultos, já que a gengiva se retrai com o envelhecimento — deixando exposta a parte mais frágil do dente que não possui esmalte.
  • Cárie recorrente: a deterioração pode ocorrer devido a presença de coroas existentes — que favorecem para o aparecimento de cáries entre os dentes.

Principais causas da cárie

Alguns hábitos podem favorecer para o aparecimento de cárie nos dentes, afinal, as bactérias estão presentes na boca.

Isso porque todos os alimentos — especialmente açúcar e amido — se tornam ácidos. Esses ácidos se juntam com a saliva e se transformam em uma substância pegajosa chamada placa dental.

Por isso é tão importante escovar os dentes após das refeições para evitar que essas placas se tornem rotineiras e se proliferem.

Se as bactérias não são removidas, as placas podem dissolver a superfície esmaltada dos dentes e, assim, causar a temível cárie.

O que é cárie profunda?

Existem alguns estágios de gravidade da cárie. Se a cárie se inicia apenas na superfície do dente, é possível fazer uma restauração e não precisar do tratamento de canal.

Em alguns casos que a cárie atinge a polpa do dente (região central), então será necessário fazer o tratamento de canal ou restauração com cerâmica total ou parcial.

Como tratar cárie profunda?

Agora vamos ao ponto chave desse texto! Como tratar a cárie profunda? Cada caso precisa ser avaliado pelo dentista que irá aconselhar o melhor tratamento.

Se a cárie não atingir o nervo do dente, então o melhor tratamento é a restauração com resina composta. Se a cárie atingir o nervo, o ideal é tratamento de canal. Porém, se a cárie profunda destruir as paredes radiculares do dente, nesse caso é aconselhável a extração.

Portanto, procure um dentista para avaliar o estágio da sua cárie e faça o tratamento o quanto antes.

Aproveite e veja os planos odontológicos para o tratamento de cárie, clicando aqui.