Dente com cárie: Os principais motivos e como solucionar

dente-com-carie

Dente com cárie: Não é só escovar, é cuidar

As causas mais comuns e os tratamentos mais eficazes para este mal

Quais as causas mais comuns de um dente com cárie?

É inevitável dizer que a maioria dos casos que ocorrem de um dente ser atingido por cárie, seria a falta da higiene bucal ou até mesmo a realização da rotina de higiene de forma errada. Porém existem diversas origens que podem causar o aparecimento de um dente com cárie, como por exemplo, traumas, quedas, resíduos de alimentos e muito mais.

Um dente com cárie pode ser tão incômodo, que pode levar o paciente à loucura (sério). Por ter terminações nervosas tão sensíveis e ligada diretamente ao cérebro, um dente com cárie pode levar o paciente a sentir uma dor insuportável, até mesmo para mover o maxilar ao falar.

A indicação para caso você esteja com um dente com cárie é visitar um profissional o mais rápido possível. Mas, queremos nesse artigo te ajudar a identificar as causas que levam a um dente ficar com cárie.

Vamos à elas:

• Excesso de açúcares

Uma das principais causas de dentes com cárie é o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e alimentos pegajosos, combinados a má orientação da higiene bucal. Com o consumo de açúcar e a má escovação dentária, por exemplo, podem levar ao acúmulo de açúcar entre os dentes. Dessa forma, as bactérias ali presentes começam a criar uma camada escura ao redor da região, que pode vir a apresentar odor e sangramento.

• Higiene bucal precária

Muitas são as pessoas que não sabem como escovar de forma correta os dentes, seja ao acordar, dormir e se alimentar. Os profissionais da área da saúde, indicam a seguinte rotina para que seja evitado um dente com cárie:

1. Fio dental;
  2. Escovar os dentes de forma circular e para fora;
  3. Gargarejo com enxaguante bucal com dióxido de cloro;
  4. Aguardar no mínimo 30 minutos para novas refeições.

Essa rotina, combinada com alimentação mais saudável, impede o acúmulo de a alimentos que por sua vez, criam camadas de bactérias nos dentes.

Como tratar e prevenir um dente com cárie?

Em casos que já estão mais avançados, onde é possível ver o dente com cárie, a recomendação é que seja consultado um profissional da área. Pois o único tratamento neste caso, é a limpeza, remoção e recuperação da área afetada pela cárie.

É um procedimento simples e praticamente indolor, pois a camada de sujeira presente no dente, está na superfície do dente.

Porém, é preciso ter atenção com o dente que está com cárie. Se não tratado em primeiro momento, a cárie pode avançar para o canal do dente. E essa situação é um pouco mais complexa, necessitando de uma mini cirurgia, sedação e a recuperação do canal do dente.

É outro processo simples, mas que pode levar a complicações maiores se não cuidado.