Sangramento na gengiva: Um problema, diversas causas

sangramento-gengiva-causas

Sangramento na gengiva: Um problema, diversas causas

Conheça melhor e cuide da sua saúde


O que é o sangramento nas gengivas?

Facilmente identificado, o sangramento nas gengivas não costuma ser um problema discreto. Durante a escovação ou até mesmo com o consumo de alguns alimentos, ele se mostra presente de uma forma bastante desconfortável, muitas vezes seguido de dor e constrangimento. Apesar de parecer inofensivo, o sangramento nas gengivas indica a existência de outros problemas de saúde além do senso comum que relaciona o sangramento apenas à má higienização bucal.

Causas

A causa mais comum para o sangramento nas gengivas é a gengivite- inflamação das gengivas causada pelo acúmulo da placa bacteriana na região quando a higienização não é feita adequadamente. Se não for tratada com acompanhamento de um profissional qualificado e higienização correta, a condição de gengivite pode ser agravada se tornando a forma mais avançada da inflamação, chamada de periodontite.

Existem, no entanto, diversos outros déficits no organismo que podem causar sangramento nas gengivas, são eles:

  • Leucemia;
  • Infecções dentárias; 
  • Escorbuto (déficit de vitamina C);
  • Escovação ou uso do fio dental inadequados; 
  • Desordens hormonais causadas pela gravidez;
  • Uso incorreto de dentaduras;
  • Falta de potássio (vitamina K);
  • Remédios afinadores de sangue;
  • Púrpura trombocitopênica idiopática;
  • Problemas hemorrágicos.

Tratamentos 

Por ser um transtorno dentário que indica problemas secundários, o tratamento do sangramento nas gengivas depende do diagnóstico individual de cada paciente e sua respectiva causa. No entanto, existem os tratamentos mais comuns para os casos de sangramento ligados aos problemas de higienização e limpeza bucal:

  1. Para a escovação, opte por escovas de cerdas macias e maneire na força    aplicada na hora de escovar para não causar machucados nas gengivas. Além disso, escove os dentes realizando movimentos circulares para umas higienização mais efetiva, renovando sua escova a cada 3 meses.
  2. Mantenha uma dieta rica em vitaminas e fique longe do cigarro para a saúde   de suas gengivas. Uma dieta nutricionalmente pobre e o tabagismo pode impactar em sua saúde como um todo, inclusive em suas gengivas, deixando-as mais propensas a infecções e déficits nutricionais.         
  3. Use produtos indicados para tratamento e redução da placa bacteriana, como pastas de dente específicas e enxaguantes bucais formulados para combater o tártaro e a placa, uma vez que estas são as principais causadoras do sangramento na gengiva.
  4. Para a remoção de restos de alimentos e placa bacteriana e áreas de difícil acesso, conte com ajuda de acessórios específicos e fio dental para prevenção de acúmulo de bactérias e formação do tártaro. A limpeza dessas áreas deve ser realizada com cautela para evitar machucados na gengiva e agravar o sangramento, preferencialmente antes da escovação.

Caso os sintomas persistam ou se agravem, procure um médico especialista.

Procurando ajuda

Conhecendo os diversos problemas que o sangramento nas gengivas pode indicar incluindo as causas mais simples como má higienização até os problemas de saúde mais sérios como leucemia, é de extrema importância a procura de ajuda médica profissional se o problema for recorrente e ou vier acompanhado de outros sintomas. 

Os médicos mais indicados para o diagnóstico do sangramento na gengiva são os odontologistas, cardiologistas, infectologistas ou clínicos gerais.

Não deixe que seu problema se agrave, procure tratamento antes que seja tarde demais. A Planos Dental auxilia na escolha do profissional certo para você.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS