Tratamento de canal: O que é e como tratar

tratamento-de-canal

Tratamento de Canal: Toda dor de dente é canal?

Um dos maiores medos de todo paciente, porém, é mais simples do que se pensa


Tratamento de Canal: O que é?

O tratamento de canal também conhecido tecnicamente como endodontia, nada mais é que o tratamento ou recuperação da parte interna do dente (polpa ou nervo). O tratamento consiste na remoção do tecido da polpa e enxerto (preenchimento) dessa área removida.

Falando dessa maneira, parece ser algo complexo e até complicado, porém, é um processo bem simples a execução e manutenção do tratamento de canal.

Basicamente, o especialista nesse tratamento irá “abrir” o dente do paciente usando uma pequena broca. O paciente será sedado e o especialista irá abrir caminho até chegar na polpa do dente.

Assim que encontrar o foco da dor, o especialista irá retirar a inflamação e em seguida, fechar a passagem que ele abriu.

 

Toda dor de dente depende de tratamento de canal?

Não, nem toda dor que se sente no dente depende diretamente do tratamento de canal, isso porque as origens de uma dor de dente podem ser diversas. Desde um trauma até sinusite podem apresentar uma dor incômoda na região dentária.

Na maioria dos casos, a dor que se sente no dente, tem origem em uma cárie que não foi tratada e se aprofundou na estrutura do dente. Outras ocasiões que geram dores nos dentes e não são ligadas diretamente à necessidade de tratamento de canal:

 

  • Trauma causado por impacto;
  • Sinusite;
  • Dor de ouvido;
  • Bruxismo

 

 

Tratamento de Canal dói?

Não, o tratamento de canal é considerado uma pequena cirurgia, e por isso, o paciente deve ser sedado para não sentir nenhum tipo de incômodo ou dor no momento do tratamento.

Porém, como toda cirurgia, pode ocorrer um leve incômodo após a finalização do tratamento de canal. 

Como tudo depende também do nível de inflamação e infecção do dente, a quantidade de sessões para tratar o canal, é levantado diretamente com o especialista.

Por esse motivo é importante manter uma rotina de alimentação saudável, escovação correta dos dentes e o hábito de visitar um profissional periodicamente.

Algo pequeno hoje, não cuidado com a devida atenção, pode gerar uma dor de cabeça maior lá na frente, levando ao tratamento de canal contínuo.

 

O Tratamento de Canal pode trazer alguma complicação?

Como acontece em algumas cirurgias, pode haver sim alguma complicação derivada do tratamento de canal. A mais comum é acontecer a perfuração da raiz do dente, que acontece no momento do tratamento. A boa parte, é que o especialista que está operando os instrumentos, pode imediatamente tratar e fechar esse rompimento.

Calcificações que impedem o especialista chegar até o problema, também pode acontecer no tratamento de canal. Porém, essa dificuldade logo é solucionada com os equipamentos que o profissional possui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS ÚLTIMAS NOTICIAS